Smart cities: as cidades do futuro

14.10.20

Smart cities: as cidades do futuro

Cidades emergentes de diversas partes do mundo estão investindo bilhões de dólares em produtos e serviços inteligentes que sejam capazes de sustentar seu crescimento econômico.

Muito se tem falado em Smart Cities, as cidades inteligentes do futuro, conceito recente que tem fomentado uma discussão global sobre o desenvolvimento sustentável. Mas o que vem a ser uma isso? Pode-se resumir dizendo que as Smart Cities são locais onde são priorizadas formas estratégicas de agir e de pensar. Ou seja, onde as pessoas interagem fazendo uso de materiais, serviços e financiamento para melhorar a qualidade de vida aliada à geração de desenvolvimento econômico.

Cidades emergentes de diversas partes do mundo estão investindo bilhões de dólares em produtos e serviços inteligentes que sejam capazes de sustentar seu crescimento econômico. Por outro lado, as cidades já desenvolvidas continuam buscando o aprimoramento de seus processos para permanecerem competitivas. E o que torna uma cidade inteligente? Diversos fatores, como ações que envolvam acessibilidade, conectividade, planejamento, inovação, tecnologia, mobilidade, eficiência, qualidade de vida, sustentabilidade.

E isso tem tudo a ver com gestão da iluminação pública, por exemplo. É por esse caminho que Ribeirão das Neves (MG), na Grande Belo Horizonte, caminha. Com a modernização do parque público de iluminação com implantação da tecnologia LED e de sistema de telegestão, o município também entra para o rol das cidades inteligentes. Afinal, está adotando sistemas com tecnologia que gera eficiência economia para o erário, aumenta a qualidade de vida da população, amplia a segurança e até fomenta o turismo local.

Tecnologia melhora a eficiência e gera economia

Com a boa gestão do parque de iluminação pública, há menos custos aos cofres públicos. E uma das formas de fazer isso é via Parceria Público-Privada (PPP), como fez a Prefeitura de Ribeirão das Neves ao assinar contrato com o consórcio IP Minas em dezembro de 2019. Naquele mês, a taxa de falha dos pontos de iluminação pública existentes no município era de 15,30%. Com o processo diário de manutenção realizado pelo IP Minas, o percentual foi reduzido para 2,33% em setembro de 2020, uma redução de 85%.

O sistema que está sendo instalado pelo consórcio IP Minas possui funcionalidades como ligar e desligar um ponto de iluminação remotamente. Isso permite o controle automático da iluminação de praças, parques e demais espaços públicos, medindo o consumo de energia elétrica e detectando problemas em tempo real. Isso agiliza o processo de correção de falhas ao permitir o acionamento imediato das equipes de manutenção. Essa eficientização energética também visa eliminar o desperdício de energia, diminuindo custos com energia elétrica com melhora da qualidade dos serviços prestados.

Ainda, as lâmpadas LED que estão sendo implantadas consomem 50% menos energia elétrica do que as lâmpadas tradicionais. Também têm vida útil 50 vezes maior do que uma lâmpada incandescente e cinco vezes mais do que uma fluorescente, o que significa menos gastos com trocas.

Mais segurança nos espaços públicos

Com a modernização do sistema de iluminação pública de Ribeirão das Neves com uso de tecnologia LED, as ruas estão ficando mais claras. Isso acontece devido à emissão de luz branca, no lugar do amarelado das lâmpadas antigas. Assim, é promovido o embelezamento da cidade, bem como ampliada a segurança em vias públicas, uma vez que a criminalidade é inibida pela maior facilmente de identificação das pessoas.

Com isso, há um incentivo natural à vida noturna e à prática de esportes ao fim do dia, assim como empreendedores sentem-se motivados a abrirem novos negócios. Por sua vez, essa movimentação positiva atrai mais turistas, o que também fomenta a economia local. E tudo reverte em sustentabilidade e qualidade de vida. Portanto, Ribeirão das Neves está se tornando uma cidade inteligente.

Por

Ip Minas


O IP MINAS assumiu a modernização da iluminação de Ribeirão das Neves com a missão de atualizar 26 mil pontos de luz, que serão substituídos por luminárias de LED, envolvendo 25 praças, campos de futebol, além de pistas de caminhada e outros espaços coletivos.

Baixe o APP Cidade iluminada para comunicar lâmpadas com defeito, abrir chamados

Desenvolvido por wid.studio