Telemonitoramento da iluminação pública garante economia e rapidez em solução

18.11.20

Telemonitoramento da iluminação pública garante economia e rapidez em solução

Ao adotarem sistemas de automação com telemonitoramento e telegestão, os municípios conseguem oferecer iluminação de melhor qualidade e com menos custos à comunidade.

A tecnologia é a melhor aliada quando se fala em eficiência energética na iluminação pública (IP). Isso porque, ao adotarem sistemas de automação com telemonitoramento e telegestão, os municípios conseguem oferecer iluminação de melhor qualidade e com menos custos à comunidade.

Foi em busca desses recursos que a Prefeitura de Ribeirão das Neves, na região metropolitana de Belo Horizonte (MG), lançou edital em 2019 para uma Parceria Público-Privada (PPP) para a gestão do seu parque de IP. O vencedor foi o consórcio IP Minas, formado pelas empresas Quantum Engenharia e Fortnort Desenvolvimento Ambiental e Urbano.

Em dezembro de 2019, o IP Minas iniciou a operação de prestação de serviços para modernização, otimização, eficientização, expansão, operação e manutenção da infraestrutura da rede de iluminação pública na cidade. Durante esse trabalho, está empregando tecnologia de ponta e criou um Centro de Controle Operacional (CCO) para o gerenciamento das demandas do sistema de iluminação pública. Ainda, implantou um software de gerenciamento desenvolvido especificamente para a telegestão em Ribeirão das Neves.

Sistemas inteligentes entregam qualidade e agilidade

O mercado já oferece sistemas inteligentes que permitem o monitoramento da qualidade e do estado dos pontos de iluminação pública de uma cidade. Para isso, são instalados módulos eletrônicos que permitem comunicação sem fio com o Centro de Controle Operacional (CCO). Com a implantação desse moderno sistema de telemonitoramento, o IP Minas consegue acompanhar em tempo real a potência nos pontos de iluminação pública, conforme indicadores técnicos de funcionamento.

Quando o local monitorado apresenta valores inferiores ao estabelecido como adequado, o sistema emite um alerta. É assim que as equipes do IP Minas conseguem verificar à distância a existência de pontos escuros, deslocando rapidamente uma equipe para avaliar e solucionar o caso. Além de facilitar o trabalho de campo, o recurso tecnológico ainda garante maior agilidade e qualidade na prestação do serviço à comunidade.

Redução de 85% da taxa de falha em 10 meses

O emprego dessa tecnologia gera eficiência energética, com ampliação do bem-estar social. Afinal, ruas, rodovias, praças e parques bem iluminados resultam no embelezamento da cidade, incentivando o uso dos espaços públicos e, ainda, melhorando a segurança. Quando o IP Minas iniciou sua operação em dezembro de 2019, a taxa de falha dos pontos existentes em Ribeirão das Neves era muito alto: 15,30%. Em outubro de 2020, o percentual já estava em 2,27%, o que significa melhora de 85%.

A substancial redução desse índice só foi conseguida graças à tecnologia com uso de telegestão. Outro exemplo dessa eficiência está no trabalho de manutenção que é realizado diariamente. Por exemplo, entre dezembro de 2019 e 15 de outubro de 2020, 17.338 dos 26.693 pontos iniciais de iluminação pública de Ribeirão das Neves receberam manutenção. Ou seja, 65% do total, o que significa que todas as regiões da cidade tiverem benefícios na qualidade da iluminação pública.

Modernização implantará iluminação com 100% LED em 2023

O contrato de Parceria Público-Privada (PPP) prevê diversas diretrizes e metas. Uma delas, conforme o Plano de Modernização e Operação (PMO), é que o IP Minas faça a modernização de 100% do parque de iluminação pública com emprego de tecnologia com lâmpadas LED nos primeiros três anos de operação. Para o primeiro ano (2020), a meta é modernizar 8.800 pontos. No início de outubro, 5.345 desses pontos, o que equivale a 61%, já haviam recebido a tecnologia.

A adoção do LED resulta em economia ao município, uma vez entrega maior luminosidade consumindo cerca de 50% menos energia elétrica do que as lâmpadas tradicionais. Ainda, duram aproximadamente 50 mil horas. Também resistem mais às mudanças bruscas de tempo e temperatura, choques e impactos externos. Portanto, ao oferecerem melhor iluminação com a emissão de luz branca, ainda requerem menos custos com manutenções e troca.

Por

Ip Minas


O IP MINAS assumiu a modernização da iluminação de Ribeirão das Neves com a missão de atualizar 26 mil pontos de luz, que serão substituídos por luminárias de LED, envolvendo 25 praças, campos de futebol, além de pistas de caminhada e outros espaços coletivos.

Baixe o APP Cidade iluminada para comunicar lâmpadas com defeito, abrir chamados

Desenvolvido por wid.studio