A importância da iluminação pública para cidades inteligentes

economia de energia na iluminação pública
11.01.22

A importância da iluminação pública para cidades inteligentes

Produtividade, eficiência e sustentabilidade define muito bem o conceito.

O conceito de Cidades Inteligentes, ou Smart Cities, tem se tornado cada vez mais popular no Brasil e no mundo, e tem literalmente transformado o modo de vida e o dia a dia de seus cidadãos por meio de novas tecnologias e experiências.

Com cerca de 18 milhões de pontos de iluminação pública no Brasil, a melhor infraestrutura para o ambiente de smart cities são os parques já instalados pelo país e suas modernizações. E, entre as inúmeras soluções propostas nesse modelo de sociedade mais moderna, a iluminação pública tem papel indispensável e essencial dentro dos projetos de cidades inteligentes.

Para exemplificar e mostrar a importância desse assunto na prática, nós preparamos esse conteúdo com informações e dicas bem úteis sobre o tema. Vem com a gente e boa leitura!

Qual é a importância da iluminação pública nas cidades inteligentes?

A iluminação pública vai muito além de tornar as cidades mais agradáveis, confortáveis e seguras. E se a gente te contar que além disso também é possível reduzir o consumo de energia, reduzir o tempo de serviços de manutenção e trocas, aperfeiçoar a gestão, oferecer mais recursos aos cidadãos, entre outros benefícios? É por isso que essa reunião de ações que une produtividade, eficiência e sustentabilidade define muito bem o conceito de iluminação pública das cidades inteligentes.

Uma boa iluminação agrega inúmeros benefícios práticos a todos os ambientes de uma cidade, que vão desde o melhor aproveitamento desses locais pela sociedade, até a redução da criminalidade. Olha isso na prática! Em Nova York, durante um experimento, foi detectada uma queda de 36% dos crimes realizados no período noturno apenas com a reformulação de seu parque de iluminação.

Mas, como fazer isso?

Os meios de transformação para que se tenha uma cidade inteligente são infinitos e bastante variados. Hoje há uma gama infinita de soluções à disposição dos gestores e governos que visam essa evolução e desenvolvimento para suas cidades.

No que se refere à projetos de iluminação pública em Cidades Inteligentes, por exemplo, já é possível implementar projetos no Brasil com o uso de tecnologia LED, geração de energia por fontes renováveis e recursos sustentáveis.

As lâmpadas de LED espalhadas pelas cidades podem ser utilizadas para criar uma rede que transporta dados e agrega serviços. Para isso, elas são equipadas com dispositivos inteligentes e sensores que se comunicam com softwares que recebem e interpretam as informações enviadas por eles. Esses sensores são utilizados para captar os dados de desempenho da lâmpada e o que está acontecendo no ambiente em que ela está. Assim, depois de captar informações relevantes, os dispositivos as enviam para um sistema de controle, que pode utilizá-las para os mais diferentes fins e aplicações. Uma delas é trazer mais eficiência para os serviços públicos.

Eficiência energética nas cidades inteligentes

A eficiência energética é uma das principais vantagens das cidades inteligentes. Além de proporcionar economia de energia por meio das lâmpadas de LED, a utilização da tecnologia de telegestão permite reduzir ainda mais o consumo através do controle dinâmico da iluminação.

Ribeirão das Neves é uma das primeiras cidades da região metropolitana de Belo Horizonte a adotar software de telegestão na iluminação pública. Assim, o sistema inteligente já mostra resultados substanciais por conta da maior agilidade nas operações.

Nós da IP Minas criamos um Centro de Controle Operacional (CCO) para o gerenciamento das demandas do parque de iluminação. Também implementamos um software de gerenciamento desenvolvido especialmente para a telegestão no município. Dessa forma, a iluminação de praças, parques e demais espaços públicos em Ribeirão das Neves é controlada pelo sistema. Na cidade, problemas em luminárias, com lâmpadas acesas durante o dia, apagadas à noite ou piscando, são identificadas na hora da ocorrência.

Acompanhamos em tempo real a potência nos pontos de iluminação pública, conforme indicadores técnicos de funcionamento. Quando o local monitorado apresenta valores inferiores ao estabelecido como adequado, o sistema emite um alerta. Isso faz toda a diferença, porque possibilita o acionamento imediato das equipes para solucionar o problema. É assim que o atendimento é rápido e eficaz!

E então, curtiu as dicas? Quer saber mais sobre Cidades Inteligentes e que tipos de soluções podem ser implementadas na prática aí na sua cidade? Converse com um de nossos especialistas e conheça as tecnologias que a IP Minas tem a oferecer.

Por

Ip Minas


O IP MINAS assumiu a modernização da iluminação de Ribeirão das Neves com a missão de atualizar 26 mil pontos de luz, que serão substituídos por luminárias de LED, envolvendo 25 praças, campos de futebol, além de pistas de caminhada e outros espaços coletivos.

Baixe o APP Cidade iluminada para comunicar lâmpadas com defeito, abrir chamados

Desenvolvido por wid.studio